Resultados exatos
Procurar nos títulos
Procurar no conteúdo
Procurar nos comentários
Search in excerpt
Procurar nas mensagens
Procurar nas páginas
Search in groups
Search in users
Search in forums
Filtrar por tipo
Filter by Categories
ACONTECE
Devocional
Notícias
Palavra dos pastores
Uncategorized
Vida Cristã

Data:

Já nascemos com a capacidade de fazer barulho, exceto nos casos de deficiência do aparelho fonador. O choro é a forma que o bebê tem de chamar atenção, reclamar de qualquer incômodo e pedir alimento. A princípio, a audição pode não lhe parecer tão útil. No decorrer da vida, porém, haverá a necessidade do equilíbrio entre falar e escutar. Embora sejam duas habilidades valiosas, encontramos na Bíblia uma ênfase maior sobre a importância de ouvir (Pv 1.5; 8.33; 2.2; 4.1; 5.1-7; 7.24; 8.6-32; 13.1; 19.27; Jr 6.17; Is.41-26; Dt 28.1-2,15).

“O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem” (Is 50.4).

“Inclinai os vossos ouvidos e vinde a mim. Ouvi e a vossa alma viverá” (Is 55.3).

“Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor” (Ez 37.4).

“Chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos” (Ec 5.1).

Certa vez, o Senhor disse, em tom de pesar: “Ah, se Israel me ouvisse… Mas o meu povo não quis ouvir a minha voz. Oh, se o meu povo me tivesse ouvido… Em breve Eu abateria os seus inimigos e viraria a minha mão contra os seus adversários, e o sustentaria com o trigo mais fino, e o fartaria com o mel saído da rocha” (Salmos 81.8,11,13,14,16).

“Ah, se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça como as ondas do mar” (Is 48.18).

Queremos fazer e dizer tantas coisas, mas precisamos também parar e ouvir, como Maria, que se aquietava aos pés de Jesus (Lc 10.39). O ativismo pode se dar na direção errada, quando não se ouve, com antecedência, as orientações e instruções necessárias. Digamos como Samuel: “Fala Senhor, porque o Teu servo ouve” (1 Sm 3.10).

Valorizamos tantas aptidões humanas, mas não costumamos destacar aquela que Tiago enfatizou: “Portanto, meus amados irmãos, todo homem seja apto para ouvir, tardio para falar e tardio para se irar” (Tg 1.19). Falar e irar antes de ouvir pode ser a fórmula do desastre. Até as pessoas dotadas de autoridade precisam ouvir antes de julgar e decidir.

Na comunicação de Deus com os homens, Ele envia a Sua Palavra, mas será que a recebemos corretamente? Precisamos receber com atenção o que Ele nos diz. Em relação à Bíblia, tanto na época de seus escritores quanto agora, é importante ouvir a história, a lei, os profetas, o evangelho, enfim, cada parte com seus propósitos específicos. Quem se recusa a ouvir anula os resultados positivos que a Palavra teria, restando-lhe apenas o efeito condenatório.

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável” (Pv 28.9). A qualidade da nossa oração está diretamente ligada ao nosso conhecimento bíblico. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ela entra em nós e passa a falar de dentro para fora, ecoando na consciência, nos conceitos e no que falamos. Ela age e produz frutos de acordo com a receptividade dos nossos corações. Entretanto quem rejeita a palavra conserva sua própria ignorância e incredulidade.

“De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus” (Rm 10.17).

Precisamos ser cautelosos em relação ao que ouvimos, pois a nossa fé é determinada e afetada por isso. Eis aqui um bom motivo para rejeitarmos certos tipos de música que funcionam como veículos de ensinamentos malignos. Não podemos esquecer que o primeiro pecado humano surgiu justamente de uma tentação verbal.

Voltando à Palavra de Deus, a leitura, ainda que essencial, não substitui a audição (ou a linguagem de sinais). Por essa causa, o ministério da pregação é tão importante. O Senhor não disse “ide por todo o mundo e entregai uma Bíblia a cada criatura”. Podemos fazer isso, mas Jesus disse: “Ide e pregai o Evangelho”.

Finalmente, depois de ouvir, precisamos obedecer. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem sensato, que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra aquela casa, mas ela não caiu, porque estava construída sobre a rocha” (Mt 7.24-25). “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da Palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg 1.21-22).

:: PR. ANÍSIO RENATO DE ANDRADE

FONTE: Lagoinha

CategoriaVida Cristã
Topo
Compartilhar: