Resultados exatos
Procurar nos títulos
Procurar no conteúdo
Procurar nos comentários
Search in excerpt
Procurar nas mensagens
Procurar nas páginas
Search in groups
Search in users
Search in forums
Filtrar por tipo
Filter by Categories
Devocional
Notícias
Palavra dos pastores
Uncategorized
Vida Cristã

Data:
oração-2

Em situações normais, não gostamos de interferências. Queremos ser independentes, e há quem diga, com alguma grosseria, que cada um deve cuidar apenas da sua própria vida. Entretanto, em caso de aperto e desespero, as intervenções são muito bem-vindas. Quando a situação é grave, pedimos socorro à polícia, aos bombeiros, aos vizinhos ou a qualquer pessoa, mesmo que seja estranha. Se alguém é refém de criminosos, qualquer auxílio é valioso, e uma equipe de resgate é recebida com grande alegria.

A Bíblia nos traz diversos exemplos de situações extremas, nas quais uma intervenção se fazia necessária:

– Por ocasião da destruição de Sodoma, dois anjos foram enviados para libertar Ló e a sua família;

– Quando Daniel estava na cova dos leões, Deus enviou um anjo para protegê-lo;

– Quando a escravidão dos israelitas no Egito tornou-se insuportável, eles clamaram a Deus, que enviou Moisés para livrá-los;

– O livro de Juízes nos mostra diversas situações de aperto na história de Israel, quando o povo clamou ao Senhor, e Ele interveio através de um juiz, realizando grande livramento;

– A maior intervenção divina na história da humanidade foi a vinda de Jesus Cristo ao mundo para morrer em nosso lugar e perdoar os nossos pecados. Durante o Seu ministério, Ele fez inúmeros milagres, que também são intervenções na ordem natural das coisas.

Algumas interferências celestiais ocorrem apenas pela vontade de Deus e no tempo determinado por Ele, mas, em muitos casos, dependem do clamor humano. Este é um dos fatores que tornam a oração tão importante, necessária e, quiçá, urgente.

Mas precisamos ver a quem estamos clamando. Muitos clamam aos líderes, aos deuses e ídolos, mas devemos orar ao Senhor. Os israelitas erraram algumas vezes, ao pedirem ajuda a outras nações, cuja interferência trouxe novos problemas (2Cr 28:16; Is 31:1-3). Em algumas situações, sobretudo de ordem espiritual, o socorro humano é vão (Sl 60:11). Certo episódio da história de Israel ilustra bem este conceito:

“E sucedeu, depois disto, que Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e subiu e cercou a Samaria. E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata. E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei, meu senhor. E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, donde te acudirei eu? Da eira ou do lagar”? (2Rs 6:24-27). Em seguida, ocorreu a intervenção divina, os inimigos foram vencidos e houve grande fartura na cidade.

Todavia o clamor requer humildade. O arrogante é incapaz de pedir ou suplicar, pois a sua soberba não lhe permite. É necessário o reconhecimento da necessidade e da fraqueza, mas os orgulhosos não clamam, senão em situações extremas. Por isso Deus permite que elas ocorram.

É interessante a experiência de Josafá, que, embora fosse rei de Judá, não se julgou tão grande que dispensasse o auxílio divino. Diante das ameaças dos inimigos, clamou ao Senhor e recebeu grande livramento:

“E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados” (2Cr 20:22).

Em alguns casos, Deus não intervém, pois a Sua ajuda significaria a interrupção de um processo necessário como foi, por exemplo, a crucificação de Jesus. Eu sempre ajudo o meu filho, mas não posso interferir quando ele está fazendo as provas escolares.

Contudo devemos sempre orar, seja por questões pessoais ou coletivas, lembrando a Palavra do Senhor, que diz:

“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2Cr 7:14).

:: Pr. Anísio Renato de Andrade

FONTE: Lagoinha

CategoryVida Cristã
Topo
Compartilhar: