Resultados exatos
Procurar nos títulos
Procurar no conteúdo
Procurar nos comentários
Search in excerpt
Procurar nas mensagens
Procurar nas páginas
Search in groups
Search in users
Search in forums
Filtrar por tipo
Filter by Categories
ACONTECE
Devocional
Notícias
Palavra dos pastores
Uncategorized
Vida Cristã

Data:

A história do povo de Deus narrada na Bíblia é linda. Inicia-se em Gênesis, com Abraão saindo de sua casa para uma terra que Deus lhe mostraria. Depois, esse povo forma a nação de Israel e segue para o Egito.

Em seguida, esse povo torna-se escravo, o que entristece o coração de Deus. Assim, Ele levanta Moisés como líder para guiá-los à “Terra Prometida”. Após 400 anos de privação, o povo finalmente chega ao lugar tão sonhado. Depois da morte de Josué, sucessor de Moisés, Israel volta às velhas práticas.

“O anjo do Senhor subiu de Gilgal a Boquim e disse: ‘Tirei vocês do Egito e os trouxe para a terra que prometi com juramento que daria a seus antepassados’. Eu disse: ‘Jamais quebrarei a minha aliança com vocês. E vocês não farão acordo com o povo desta terra, mas demolirão os altares deles. Por quê vocês não me obedeceram?’” (Juízes 2:1,2).

Quando Israel pecava contra o Senhor, geralmente, o povo era entregue nas mãos dos inimigos como pode ser observado em Juízes 2:14-21. São inúmeros os casos em que o povo adorava a outros deuses e realizava alianças com povos pagãos por meio de casamentos e cultos, conforme mostra Juízes 3:6.

Pois bem, diante desse breve resumo da história de Israel, muitas lições podem ser extraídas para os cristãos do Brasil.

Infelizmente, é comum ouvir de irmãos que a Bíblia não nos deixa orientações claras acerca da necessidade de o cristão importar-se com assuntos relativos à política e à sociedade. Assim, o primeiro ponto a ser observado é que Deus tinha uma aliança com seu povo, que era representado por uma NAÇÃO. É evidente que Deus se preocupa com os países da Terra. E mais, as ações de uma sociedade refletem diretamente nos rumos de uma nação. Israel pecava e, em seguida, perdia a guerra. Israel honrava a Deus e, em seguida, alcançava paz e estabilidade político-econômica.

Talvez você esteja pensando: “Hoje não enfrentamos mais guerras (ao menos no caso do Brasil)” ou “a igreja protestante não adora outros deuses.” Logo, não há semelhanças entre Israel e Brasil.

Ledo engano. A Palavra de Deus é atual. Os seus textos são aplicáveis aos dias de hoje. De fato, o Brasil não está em guerra – eu me refiro à guerra no sentido literal da palavra, apenas. É verdade também que a Igreja Protestante não adora baalains e outra sorte de deuses.

Estamos falando de um cenário de milhares de séculos atrás. As práticas eram diferentes, mas os resultados são iguais. Desonrar a Deus enquanto nação sempre gera prejuízo. Essa é a lei da semeadura (Gálatas 6:7) e ela não tem época nem lugar, é absoluta.

Então indago: o que poderia traduzir a adoração a deuses pagãos nos dias de hoje? O que poderia traduzir a invasão da terra por povos inimigos? Muito simples: adorar significa reverenciar. Quando permanecemos inertes frente às correntezas de doutrinas contaminadas de escárnio aos princípios cristãos, porém, maquiadas de preceitos de igualdade e amor, estamos reverenciando a Deus ou as doutrinas vãs deste mundo? Quando percebemos que o país padece com a corrupção e simplesmente nos mantemos apáticos, estamos reverenciando a Deus ou as doutrinas vãs deste mundo? Veja o que diz a Palavra: “A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo” (Tiago 1:27).

A guerra era consequência do pecado coletivo. Não vou listar as tantas barbaridades que acontecem no Brasil que são piores que a guerra no sentido literal. Deixarei apenas algumas dicas para que você, meu irmão, tire as suas conclusões.

– A Síria, país que hoje, literalmente, experimenta a triste realidade de uma guerra, presenciou 256 mil mortes em 4 anos. No Brasil, tivemos quase 279 mil, na mesma época.

– De acordo com o índice de corrupção, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial, em 2016, o Brasil foi considerado o 4º país mais corrupto do mundo.

– O STF considera que o aborto até o 3º mês de gestação não é crime.

E muitos de nós, que não roubam, não mentem e vão à igreja, acha que não há guerra. Muitos acham que tudo é normal e que a nossa fé não tem qualquer relação com isso. Será?

:: FLÁVIA RAÍSSA SAID PIRES 

FONTE: Lagoinha

CategoriaVida Cristã
Topo
Compartilhar: